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26 de julho de 2021
Marketing de conteúdo para escolas: por onde começar?
O marketing de conteúdo tem se tornado essencial para o crescimento de empresas de diversos ramos e portes.
Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo tem se tornado essencial para o crescimento de empresas de diversos ramos e portes. No setor de educação essa importância não é diferente, ainda mais levando em consideração a situação de crise econômica que ainda afeta o nosso país.

Mas o que isso tem a ver com educação e marketing de conteúdo? Tudo! A falta de condições financeiras para inserir alunos em instituições particulares de ensino, fez com que a demanda por matrículas tenha diminuído consideravelmente.

Com o advento das redes sociais e com o apoio do marketing de conteúdo, essa captação de alunos e, consequentemente, de recursos, é facilitada. Segundo estudo realizado recentemente, 8 em cada 10 instituições de ensino produzem conteúdos digitais relevantes para atrair mais alunos e expandir o nome da instituição.

Se uma instituição está precisando melhorar sua atuação no mercado e expandir seu negócio, utilizar estratégias de marketing de conteúdo é essencial para atrair, engajar e converter leads (visitas no site da empresa, com potencial para fechar negócio) em alunos matriculados. Por isso, separamos algumas dicas de como começar a aplicar o marketing de conteúdo.

Defina a persona

Antes de colocar em prática o conteúdo propriamente dito, é crucial saber quem são as pessoas que têm potencial concreto de se tornarem futuros pais de alunos da sua escola, para conseguir direcionar suas ações de conteúdo de maneira efetiva.

Para isso, a criação de persona é uma ótima prática para entender quem é esse potencial “pai de aluno”. A persona nada mais é do que o perfil detalhado e semi-ficcional desses pais.
Dentre as informações e características que devem ser coletadas para definir a persona da sua instituição, são:

  • Nome da persona (fictício)
  • Sexo
  • Idade
  • Cargo/Ocupação
  • Ramo de atividade
  • Nível de escolaridade
  • Meios de comunicação utilizados
  • Objetivos da persona
  • Desafios da persona

Assim, é possível entender quem são os clientes ideais da instituição, segmentar e otimizar o conteúdo afim de chamar-lhes a atenção e reter ainda mais alunos.

Nessa ferramenta você pode criar uma persona de forma rápida e fácil, acesse aqui.

Aplique técnicas de marketing de conteúdo

Apesar de estarmos falando sobre assuntos relacionados à educação, o conteúdo do site, blog, ou rede social de uma instituição de ensino, deve procurar ter uma linguagem leve e não acadêmica. O objetivo é gerar valor para o seu público-alvo com um conteúdo agradável e de alta qualidade.

Outro fator importante é criar títulos chamativos, já que essa será a primeira coisa vista pelo leitor e o que o chamará para começar a leitura. Além disso, é importante otimizar o texto com técnicas SEO para posicionar o conteúdo entre as primeiras páginas de busca do navegador e garantir mais visitas em seu blog. Para isso, trabalhe palavras-chave, link building, CTAs (que direcionam o leitor para outros conteúdos e páginas do site), etiquetas HTML, entre outras estratégias dessa técnica.

É muito importante que você utilize informações confiáveis em seus conteúdos. Isso é ainda mais crucial no mercado de educação, como estatísticas, estudos, links para artigos, sempre otimizando para uma linguagem acessível e compreensível para seus leitores.

Explore novos formatos também! Que tal fazer uma série de videos testimoniais com pais atuais? Isso ajuda a sua escola a ter mais credibilidade, pois é alguém recomendando sua escola.

Aposte nas redes sociais

Além dos conteúdos publicados em sites e blogs, que são a maioria para esse setor, é importante fazer links com chamadas no Facebook, Instagram e outras redes sociais, de forma a atingir os públicos mais jovens, que, geralmente, também serão os seus clientes futuramente.

Com isso, é possível criar um canal de relacionamento com seus clientes, através do chat, respondendo comentários em posts, interagindo com os seguidores etc. Isso aproxima mais a instituição com o público, e gera mais empatia pela instituição.

Seja paciente

Estratégias de marketing de conteúdo começam a dar resultado no médio prazo. É importante continuar investindo para que o resultado venha, com 3 meses você vai começar a ver os primeiros resultados. Em 6 meses, resultados mais recorrentes e consistente. Em 1 ano você já vai poder começar um novo passo da sua estratégia, investindo em otimização, testes e técnicas para crescimento rápido (Growth Hack).

Está pronto para começar a aplicar o marketing de conteúdo em sua escola? Compartilhe com a gente o que você está fazendo, dúvidas e insights!

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